Quando o skate estreou nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão (em 2021), o Brasil fez história, conquistando três medalhas de prata.

Primeiro, veio o pódio com Kelvin Hoefler. Nos dias seguintes, foi a vez de Rayssa Leal e Pedro Barros.

O esporte é dividido em duas modalidades: a street (de Hoefler e Rayssa), em que os atletas deslizam em um percurso que lembra o ambiente urbano, com rampas, escadas e corrimãos; e a park (de Barros), disputada em pistas em formato de tigela, para que os atletas ganhem velocidade e apresentem manobras no ar.

Em Paris, a seleção brasileira de skate será composta por seis atletas: Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Kelvin Hoefler, na modalidade street, e Raicca Ventura, Augusto Akio e Pedro Barros, na park.

O skate é o tema da segunda reportagem da seção “SP Olímpica”, que apresenta esportes que podem ser praticados na capital paulista como lazer.

Veja, a seguir, onde treinar manobras em São Paulo.

Centro de Esportes Radicais

Conta com uma pista, que simula obstáculos encontrados nas ruas, sendo ideal para a prática da modalidade street. Há, ainda, uma pumptrack, circuito com início, meio, mas nunca um fim, no qual o praticante passa por subidas e descidas, sem impulsionar, apenas ganhando velocidade ao longo dos obstáculos.

Av. Pres. Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro, região central, @centrodeesportesradicais. Seg. a dom., das 7h às 22h

Farol Santander

A pista ocupa todo o 21º andar do Farol Santander, que também recebe exposições e outras atividades culturais, Com vista panorâmica para a cidade, a pista possui cantoneiras de ferro, caixotes, corrimões e rampas de diversas alturas e inclinações. Os ingressos adquiridos no Sympla dão acesso aos demais andares e atrações do prédio. É possível agendar aulas individuais com instrutor por R$ 150.

R. João Brícola, 24, Centro, região central, @pistado21. Ter. a dom., das 9h às 20h


Parque das Bicicletas

A poucos quarteirões da estação Moema, da linha 5-Lilás, skatistas, ciclistas e patinadores podem curtir a pumptrack, uma pista composta por uma série de lombadas, desníveis e curvas inclinadas.

Al. Iraé, 35, Moema, região sul. Seg. a dom., das 6h às 22h


Parque do Chuvisco

Conta com 29 obstáculos em uma área de 1.420 m² de pista plana e 750 m² de pista inclinada, totalizando 2.170 m². O espaço, localizado no cruzamento das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Doutor Lino de Moraes Leme, na região sul da capital, prioriza circuitos horizontais e de transições.

R. Ipiranga, 792 , Jardim Aeroporto, região sul. Seg. a dom., das 7h às 22h


Parque Zilda Natel

Na região central de São Paulo, ao lado da rua da Consolação, fica a pista de skate de praça. Inaugurada em 2014, possui 1.150 m² e 15 obstáculos desenhados com a orientação de profissionais do skate, que participaram do projeto da nova praça.

Av. Doutor Arnaldo, 1.250, Sumaré, região oeste. Seg. a dom., das 7h às 21h


Praça Roosevelt

Na região central de São Paulo, ao lado da rua da Consolação, fica a pista de skate de praça. Inaugurada em 2014, possui 1.150 m² e 15 obstáculos desenhados com a orientação de profissionais do skate, que participaram da modulação do projeto.

Pç. Franklin Roosevelt, s/n, Bela Vista, região central. Seg. a dom., aberta 24 horas.

Skate City

Tem pista coberta, com chão de madeira com rampas, corrimão e escadas, além dois bowl feitos em concreto. A casa ainda possui aulas para crianças e adultos e realiza sessões privativas para comemorações de aniversário. As sessões duram duas horas. Não é necessário agendamento prévio. De terça a sexta, às 14h, o visitante recebe um bônus de duas horas, pelo mesmo preço. Mulheres pagam meia.

R. Jaraguá, 627, Bom Retiro, região central, @skatecitysp. Ter. e qua., das 14h às 23h, qui., das 14h às 20h, sex., das 14h às 23h, sáb., dom. e feriados, das 9h às 23h; R$ 45


Skatepark Ibirapuera

O Ibirapuera foi palco de resistência para os skatistas quando o esporte era proibido na cidade. Em novembro de 2022, o parque, já sob concessão, inaugurou o aparelho atual. A pista, de 600 m², que está próxima ao portão 5, simula espaços urbanos, com rampas e obstáculos iluminados com luzes de led.

Av. Quarto Centenário, 454, Jardim Luzitânia, região sul. Seg. a dom., das 5h à 0h


Vale do Anhangabaú

A revitalização do espaço trouxe mais uma pista de skate para a cidade em fevereiro de 2021. No projeto inicial do Vale, não havia espaço próprio para a prática do esporte e skatistas protestaram. A pista se assemelha a uma arquibancada e tem o chão revestido com granito rosa, mesmo material que cobria os antigos bancos da região.

Av. São João, Centro Histórico, região central. Seg. a dom., aberta 24 horas


Vans Skate Park

Construída pela California Skateparks, é a primeira da América do Sul feita especialmente para a modalidade park, que acontece em um percurso semelhante a uma tigela, no qual os atletas precisam realizar manobras. Inaugurada em 2018, possui uma área de 830 m² e um deep end de 2,9 m, além de elementos de street no local. Em 2019, recebeu etapa do Campeonato Mundial de Skate Park. O acesso à pista é sempre gratuito.

Av. Queiroz Filho, 1.365, Vila Hamburguesa, região oeste. Sáb., dom. e feriados, das 11h às 17h

____________________


Equipe Tretas & Resenhas – Pesquisa, produção e/ou adaptação, com informações da FONTE.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Sérgio Sampaio volta vívido em ‘Velho bandido’, elogio de Felipe de Oliveira ao artista que ‘matava rato para comer’

Sérgio Sampaio volta vívido em ‘Velho bandido’, elogio de Felipe de Oliveira ao artista que ‘matava rato para comer’

sátira à masculinidade tóxica foi confundida com celebração

sátira à masculinidade tóxica foi confundida com celebração

São esperados 150 mil fiéis para Via Sacra no Morro da Capelinha (DF)

São esperados 150 mil fiéis para Via Sacra no Morro da Capelinha (DF)

Top Trends