O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) oferece financiamentos de até R$ 1,6 milhão para soluções de inteligência artificial que ajudem a otimizar a administração pública. O resultado dos primeiros projetos, auxiliados pelo Laboratório de Inovação em Governo da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), serão apresentados durante a Semana de Inovação 2024, realizada a partir desta terça (29).

As iniciativas contempladas recebem fundos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), uma empresa pública ligada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

A Enap, agora, quer facilitar e acelerar esse projeto, lançando, nesta quarta-feira (30), o Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial (LIIA), especializado na aplicação da tecnologia no governo.

A entidade tem a meta de investir em cerca de 50 iniciativas de IA até 2029 —o número de projetos apoiados pelo governo pode chegar a 15 por ano.

A ideia do LIIA, de acordo com a diretora de inovação da Enap, Camila Medeiros, é usar os valores revertidos em compras públicas, hoje responsáveis por 14% do PIB (Produto Interno Bruto), para estimular a inovação, além do “desenvolvimento econômico, social e humano”. Isso será feito a partir de “chamadas de inovação aberta” para atrair projetos da iniciativa privada e de apoio às equipes de TI dos outros ministérios.

O MGI investirá, de saída, R$ 8 milhões no laboratório, que faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (Pbia). “Teremos, além de financiamento público, uma fonte de financiamento proveniente de empresas públicas e privadas, logicamente, parceiras no LIIA”, disse Medeiros.

O primeiro desafio de inovação terá como tema mudanças climáticas e buscará propostas para tornar cidades mais resilientes, de acordo com a coordenadora-geral do laboratório, Patrícia Baldez. A data está prevista para março de 2025.

A Semana de Inovação também apresentará casos de aplicação de IA na administração pública já colocados em prática com auxílio da Enap.

Duas das soluções já começaram a acelerar processos dentro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Um deles, chamado de Monitor.IA, acompanha de forma autônoma os eventos adversos e outros problemas envolvendo os produtos autorizados pela Anvisa, a partir da integração e do cruzamento de diferentes fontes de dados. O sistema, assim, emite alertas e acelera a aplicação de medidas sanitárias.

O outro automatiza o processo de análise de documentação para expedir a Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE). Segundo a Enap, a redução no tempo de execução chega a 75%.

________________________

__________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Teve carro roubado? Veja os estados que oferecem restituição nesses casos

Teve carro roubado? Veja os estados que oferecem restituição nesses casos

Mega-Sena-Cabecalho.png

Sorteio da MEGA SENA – concurso 2854 | sábado 19.04.25

San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco, homenageia pontífice; veja

San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco, homenageia pontífice; veja

Top Trends