Donald Trump prometeu que vai “fazer cabeças girarem” após sua posse nesta segunda-feira (20). Segundo a imprensa americana, ele pode anunciar até 100 ordens executivas horas após ser empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos.

Essas diretrizes presidenciais podem afetar desde imigração até criptomoedas. Essas ordens não exigem aprovação do Congresso, têm força de lei e permanecem em vigor até serem revogadas, suspensas ou expirarem.

Leia mais:
Quando acontece? Quem foi convidado? O que esperar do dia da posse de Trump
Trump pode mudar a dinâmica inflacionária e da taxa de juros nos EUA, diz CIO da XP
Trump deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA, dizem especialistas

Veja o que Trump pode fazer em seu primeiro dia de volta à Casa Branca:

Imigração

Trump prometeu lançar “o maior programa de deportação da história americana”. Entre as medidas já prometidas está um canal para denúncias anônimas de imigrantes ilegais. O presidente eleito também disse que vai acabar com uma política que impede as autoridades federais de imigração de realizarem operações em igrejas e escolas.

Além disso, Trump promete acabar com a cidadania por direito de nascimento. Ele chamou de “ridículo” o direito constitucional que diz que qualquer pessoa nascida em solo americano é um cidadão americano, prometendo eliminá-lo no primeiro dia. Mas fazer isso exigiria uma mudança na Constituição americana, algo que não é tão simples.

Continua depois da publicidade

A imprensa americana diz que o governo Trump busca fechar a fronteira com o México por motivos sanitários. Uma lei de 1944 permite que o governo dos EUA restrinja a migração para proteger a saúde pública, sendo usada pela última vez durante a pandemia.

Por fim, Trump pode tomar medidas para terminar a construção do muro na fronteira sul do país. Embora partes do muro tenham sido construídas, a obra está longe de ser concluída.

Comércio e economia

Trump prometeu tarifas de 10% sobre todas as importações, 25% sobre produtos canadenses e mexicanos e 60% sobre produtos vindos da China. Ele disse que começará a assinar ordens executivas impondo isso no primeiro dia de governo.

Continua depois da publicidade

Além disso, especialistas acreditam que Trump pode criar rapidamente uma “reserva estratégica” de Bitcoin, semelhante ao estoque de ouro e petróleo dos EUA. Ele disse que ela serviria como um “ativo nacional permanente para beneficiar todos os americanos”.

Clima e energia

O presidente que está saindo vê a série de diretrizes, leis e programas de financiamento que defendeu para aumentar empregos verdes, regular a poluição e financiar infraestrutura como uma de suas maiores conquistas.

Trump deixou claro que espera desfazer grande parte das normas que Joe Biden criou para estimular empregos verdes, regular a poluição e combater as mudanças climáticas.

Continua depois da publicidade

Espera-se que ele use ordens executivas para acabar com as restrições de perfuração em terras federais. Ele também prometeu vetar novos projetos eólicos e cancelar benefícios para veículos elétricos (o que pode desagradar seu grande apoiador, Elon Musk, dono da Tesla).

Além disso, espera-se que Trump retire os EUA novamente do Acordo Climático de Paris, um marco internacional projetado para limitar o aumento das temperaturas globais.

6 de janeiro

Centenas de condenados pela invasão do Capitólio dos EUA em 2021 esperam um perdão nesta segunda-feira. “Estou inclinado a perdoar muitos deles”, disse Trump. “Não posso dizer por cada um deles, porque alguns provavelmente perderam o controle.”

Continua depois da publicidade

Política externa

Trump disse que acabaria com a guerra entre Rússia e Ucrânia no primeiro dia de sua presidência. Desde então, ele afirmou que pode precisar de seis meses. Além disso, Trump já se disse responsável pelo cessar-fogo entre Israel e Hamas que entrou em vigor neste domingo (19).

O presidente eleito também pode editar ordens executivas para desfazer a decisão de Biden que removeu Cuba de uma lista de patrocinadores do terrorismo. Por fim, Trump também pode restabelecer sanções contra a Venezuela.

Diversidade e gênero

Trump pode usar uma ordem executiva para proibir o financiamento federal para escolas ou outras instituições que tenham programas de “diversidade, equidade e inclusão”. Ele também poderia proibir o financiamento para escolas que ensinam “teoria crítica da raça”.

Continua depois da publicidade

Além disso, espera-se que o presidente eleito restabeleça a política que proíbe a ajuda federal a grupos internacionais que fornecem aconselhamento sobre aborto.

Trump também prometeu barrar mulheres trans de competirem em esportes femininos.

TikTok

Trump disse que “provavelmente” pretende adiar, por três meses, a proibição no país do aplicativo, que saiu do ar nos EUA na noite do sábado (18). Ele afirmou que um anúncio sobre o assunto deve ocorrer em seu primeiro dia oficial no cargo.

_____________________________

_____________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Teve carro roubado? Veja os estados que oferecem restituição nesses casos

Teve carro roubado? Veja os estados que oferecem restituição nesses casos

Mega-Sena-Cabecalho.png

Sorteio da MEGA SENA – concurso 2854 | sábado 19.04.25

San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco, homenageia pontífice; veja

San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco, homenageia pontífice; veja

Top Trends