A Livraria Megafauna vai inaugurar no próximo ano o festival Poesia no Centro, voltado a reunir poetas de dentro e fora do Brasil para apresentar, ler e discutir sua arte.

O projeto faz parte da expansão recente da livraria, que abre no final do mês a sua segunda unidade no Teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo.

O festival vai acontecer de 16 a 18 de maio no auditório do teatro, que tem capacidade para 150 pessoas, um avanço para uma livraria que já tem hoje nos eventos com autores uma de suas principais atrações.

A curadora será a livreira e crítica Rita Palmeira, que já disparou convites a nomes internacionais chamativos, ainda sem confirmações.

A Megafauna já toca há algum tempo um projeto mensal de mesmo nome, que já trouxe poetas de relevo como Ana Martins Marques, Oswaldo de Camargo e Patricia Lino. Agora a ideia é ampliar o público do gênero fincando um novo marco da poesia no calendário de São Paulo, já com apoio garantido da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Ambev.

Irene de Hollanda, diretora da livraria e do festival ao lado de Fernanda Diamant, diz que o objetivo é explorar como a poesia “investiga temas contemporâneos e de que forma estes tempos ressoam nos versos”.

Para Diamant, “o festival também será um espaço para falar dos temas inerentes ao poema —as particularidades e os diálogos criativos envolvidos no processo de tradução, a proximidade com a música, o teatro, a performance, a oralidade”.

Aliás, a abertura da nova unidade da Megafauna será no próximo dia 25, um domingo, marcada por um cortejo do grupo afro-brasileiro Ilú Obá De Min que sairá às 11h da loja do edifício Copan e seguirá até o Cultura Artística, a 500 metros dali.

SALTO ORNAMENTAL O Circuito Ubu, projeto da editora homônima que distribui lançamentos mensalmente a milhares de assinantes, está prestes a completar cinco anos —e oferece aos fidelizados um curso gratuito com o pesquisador francês Malcom Ferdinand e um evento online com a americana Donna Haraway, além de um carimbo “ex-libris” desenhado pelo artista Eduardo Berliner. O livro de setembro será “Design como Atitude”, em que a britânica Alice Rawsthorn explica as tendências do design no século 21.

ESCALADA E a Todavia marcou para setembro a publicação do livro vencedor de seu segundo concurso de não ficção, escolhido lá em 2021. “A Bancada da Bíblia”, do jornalista cearense André Ítalo Rocha, faz um misto de reportagem e ensaio histórico para analisar as razões e métodos do crescimento da bancada evangélica no Parlamento brasileiro.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

____________________


Equipe Tretas & Resenhas – Pesquisa, produção e/ou adaptação, com informações da FONTE.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Wado mostra, no giro coeso do álbum ‘Obstrução samba’, que ainda produz belezas derivadas da música brasileira

Wado mostra, no giro coeso do álbum ‘Obstrução samba’, que ainda produz belezas derivadas da música brasileira

Veja horário e onde assistir PSG x Chelsea

Veja horário e onde assistir PSG x Chelsea

Trump ameaça revogar cidadania de apresentadora norte-americana após receber críticas

Trump ameaça revogar cidadania de apresentadora norte-americana após receber críticas

Top Trends