Organizações como a ActionAid International elaboram uma carta de apelo pelo antirracismo durante a Reunião Global de Educação, marcada para as próximas quinta (31) e sexta-feira (1º) em Fortaleza. O documento será entregue à Unesco e ao Comitê de Direção de Alto Nível do ODS 4 —responsável pelo cumprimento da Educação de Qualidade, o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Segundo as entidades, embora existam diversas iniciativas ao redor do mundo lideradas por professores, estudantes, ativistas e organizações educacionais em prol do enfrentamento às questões de discriminação racial na educação e de haver agendas políticas educacionais globais e nacionais com o mesmo objetivo, o racismo ainda é abordado de forma indireta nas discussões.

Por isso, de forma coletiva, as organizações farão um apelo pela priorização global da educação antirracista e da equidade racial na educação para que as estruturas e práticas racistas sejam extintas.

Além da ActionAid International, participam da iniciativa a Campanha Global pela Educação, o Fórum Global de Estudantes e a Clade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação), em parceria com o Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista).

Para Ana Paula Brandão, diretora programática na ActionAid Brasil e gestora do projeto Seta, a entrega da carta é essencial para ressaltar a necessidade do investimento em educação e para evidenciar o combate a todas as formas de discriminação racial existentes no mundo. “Abordaremos a importância de priorizar a equidade racial no ensino e a educação antirracista como maneiras de imaginar um futuro livre de todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e de intolerância.”

Entre os pedidos estão a inclusão da equidade racial na agenda da reunião global de educação e que os documentos finais contemplem a educação antirracista na agenda de todos os fóruns, plataformas e atores relevantes nos próximos anos.

Também solicita que o relatório de monitoramento global da educação considere a discriminação racial, étnica, religiosa e de casta como uma área de foco temático reunindo evidências rigorosas e dados interseccionais, desenvolvendo estruturas práticas e recomendações para abordar a justiça racial na educação globalmente.

A Reunião Global de Educação é organizada pela Unesco, braço das Nações Unidas para Educação e Cultura. O evento faz parte das atividades da semana “Ceará: Centro Global de Educação”, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro e também engloba a Reunião de Ministros de Educação do G20.

_______________________

__________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Wado mostra, no giro coeso do álbum ‘Obstrução samba’, que ainda produz belezas derivadas da música brasileira

Wado mostra, no giro coeso do álbum ‘Obstrução samba’, que ainda produz belezas derivadas da música brasileira

Veja horário e onde assistir PSG x Chelsea

Veja horário e onde assistir PSG x Chelsea

Trump ameaça revogar cidadania de apresentadora norte-americana após receber críticas

Trump ameaça revogar cidadania de apresentadora norte-americana após receber críticas

Top Trends