A escritora sul-coreana, Han Kang, foi contemplada com o Prêmio Nobel de Literatura 2024 nesta quinta-feira (10). Ela é a primeira autora do país a alcançar o feito. Sua literatura perpassa a condição humana pelo luto, resiliência, violência e expectativas dos outros sobre a existência – tudo isso lançando mão de uma escrita crua e objetiva.

O livro mais famoso da escritora aqui no Brasil é “A Vegetariana”, de 2007, mas ela possui uma extensa obra ainda não traduzida para o português. A carreira de Kang teve início em 1993, na poesia, estreando na prosa dois anos depois com um livro de contos. Natural de Gwangju, cidade da península sul-coreana, nasceu em 1970 filha do romancista Han Seung-won.

Abaixo, confira 3 livros para conhecer a obra da autora!

+ BTS no exército: o que explica a rigidez do serviço militar sul-coreano

Continua após a publicidade

1. A Vegetariana

A Vegetariana

han kang

“A Vegetariana” é uma metáfora para deixar de ser aquilo que os outros esperam que você seja. Uma mulher comum para de comer carne e, a partir desta decisão, deixa de ser aquilo que o marido e a família a pressionaram para que fosse a vida inteira.

Enquanto a personagem se descobre pela primeira vez por ela mesma, o mundo também muda ao seu redor, como se estive contagiado pela sua ação de existir apenas por si.

Continua após a publicidade

+ Movimento 4B: entenda os “4 nãos” das mulheres na Coreia do Sul

2. O livro branco

O livro branco

han kang

“O livro branco” é uma história sobre o luto e a resiliência dos seres humanos. Considerada uma das obras mais pessoais da autora, a narradora é repentinamente tomada pela lembrança de sua irmã, que morreu recém-nascida nos braços da mãe. O título vem da cor que ela vê nestas memórias: o branco.

Continua após a publicidade

Cada capítulo é nomeado por algo branco, cor que para algumas culturas simboliza o luto. É preciso certa sensibilidade para adentrar as páginas desta obra que não busca entregar respostas, apenas ser um processo de passagem de uma emoção à outra. O propósito central da autora, de acordo com sinopse, era processar o luto, e apenas isso.

+ A ‘guerra de balões’ coreana pode virar conflito armado?

Atos humanos

Atos humanos

han kang

Continua após a publicidade

“Atos Humanos” é um livro inspirado em acontecimentos reais que ocorreram na Coreia do Sul. Em maio de 1980, na cidade sul-coreana Gwangju, local de nascimento da autora, o exército reprimiu um levante estudantil, causando milhares de mortes.

O evento, de trágicas consequências, foi transformado nesta ficção que é poética, violenta e repleta de humanidade, na qual Han Kang constrói um mosaico de vozes e pontos de vista daqueles que foram afetados. O título dá o teor central da obra: até as atrocidades são atos humanos.

+ ‘Soft power’: a estratégia sutil dos países para ganhar poder

Continua após a publicidade

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

_______________________

__________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Teve carro roubado? Veja os estados que oferecem restituição nesses casos

Teve carro roubado? Veja os estados que oferecem restituição nesses casos

Mega-Sena-Cabecalho.png

Sorteio da MEGA SENA – concurso 2854 | sábado 19.04.25

San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco, homenageia pontífice; veja

San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco, homenageia pontífice; veja

Top Trends