O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que é favorável à concessão de indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira, na qual o governador defendeu a medida como instrumento de pacificação política no país.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ao comentar a possibilidade de indulto, Ratinho Jr. disse que o tema não foi objeto de debate formal, mas avaliou que a medida deveria alcançar não apenas o ex-presidente, como também os demais envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes.

— Isso não foi discutido, mas eu sou favorável. Acho que uma maneira, não só para o presidente Jair Bolsonaro, mas para todos que participaram daquela manifestação no 8 de janeiro — afirmou.

Oportunidade com segurança!

Na avaliação do governador, as punições aplicadas aos condenados foram desproporcionais. Ele disse considerar que os responsáveis pelos ataques devem responder por crimes de vandalismo e citou episódios ocorridos no Paraná como comparação. Segundo Ratinho Jr., invasões à Assembleia Legislativa do estado protagonizadas por apoiadores do PT não resultaram em punições semelhantes.

— Já aconteceu no meu estado, onde o PT invadiu a Assembleia Legislativa por duas vezes, naquela época ninguém foi punido — disse.

Ratinho Jr. afirmou ainda que a concessão de indulto poderia contribuir para reduzir o clima de tensão política no país.

Continua depois da publicidade

— Esses vândalos, que erraram, têm que ser tratados como criminosos em cima de um crime de vandalismo. Mas, se for necessário para pacificar o país, é necessário fazer isso — declarou.

As declarações foram dadas em um momento de reorganização do cenário político, com o PSD buscando se consolidar em torno de um projeto que o governador classificou como de “Brasil potência”, em meio à ampliação do partido no tabuleiro nacional.

Nesta quarta-feira, o partido de Ratinho Jr. anunciou a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um movimento que mexe com o jogo da direita e da centro-direita para 2026 e reforça a tática de pulverização de candidaturas do campo, evitando que uma eleição contra um só nome do bolsonarismo favoreça a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao receber o novo filiado, o chefe da sigla, Gilberto Kassab, anunciou que o seu partido escolherá um postulante entre Caiado e os também governadores Ratinho Jr. e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). O movimento, além de acumular capital político com Kassab, favorece um descolamento do centro em relação ao PL, que ainda tenta fortalecer a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência. Em estágio ainda embrionário, a candidatura de Flávio vem sendo marcada pelo isolamento.

_____________________________

_____________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Volkswagen vai produzir nova picape Tukan no Brasil em 2027

Volkswagen vai produzir nova picape Tukan no Brasil em 2027

Sina de Ofélia: entenda a reviravolta da música de IA que agora é copiada por humanos

Sina de Ofélia: entenda a reviravolta da música de IA que agora é copiada por humanos

Rock in Rio anuncia shows de Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon no Dia do Rock

Rock in Rio anuncia shows de Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon no Dia do Rock

Top Trends