
É #FAKE que foto mostre Lady Gaga comendo carne humana em ilha de Epstein; registro é de interação da cantora com obra de arte
Reprodução
Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostraria a cantora Lady Gaga comendo carne humana na ilha de Jeffrey Epstein (1953-2019), bilionário conhecido por sua ligação com uma vasta rede de tráfico sexual e de menores no início dos anos 2000. É #FAKE.
selo fake
g1
Como é a imagem?
Publicada no Facebook em 4 de fevereiro, a legenda do post diz, em malaio: “Você sabe o que o Epstein estava comendo? Você sabe o que está deitado aqui? Eles estão comendo um prato de carne humana”.
A foto mostra a americana Lady Gaga com uma colher na boca ao lado do que parece ser um corpo coberto de um líquido escuro em uma bacia. A artista sérvia Marina Abramović aparece ao lado da cantora pegando o líquido com uma colher.
Foto de Lady Gaga mostra performance artística, não canibalismoNa verdade, a imagem foi registrada em 27 de julho de 2013 durante um evento beneficente de artes em Nova York, enquanto as artistas interagiam com uma obra de arte performática.
A mesma imagem circula em outros posts do X, Instagram, Reddit e TikTok, com legendas alegando que o registro se trata de um ritual satânico na ilha de Epstein e que estaria no meio das 3 milhões de páginas dos arquivos do caso de Epstein divulgadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Por que isso é falso?
A foto mostra as artistas interagindo com uma obra performática da artista Lisa Lozano, exibida durante o evento beneficiente anual Watermill Center, realizado em Nova York, nos EUA, em 27 de julho de 2013. A apresentação “Funérailles de Miel” (Funeral de Mel, em português) consistia em uma performance de uma mulher imersa em um recipiente com mel, representando um caixão.
Para encontrar a origem do conteúdo, o Fato ou Fake fez uma busca reversa no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto.
O resultado levou para uma publicação do Instagram com a mesma foto, indicando que o clique foi registrado no evento beneficente e estava disponível no banco de imagens da Getty Images.
O Fato ou Fake buscou pela foto na Getty Images e encontrou o registro original, que tem a seguinte descrição: “Lady Gaga e Marina Abramovic comparecem ao 20º Jantar Beneficente Anual de Verão do Watermill Center no Watermill Center em 27 de julho de 2013 em Water Mill, Nova York”.
É #FAKE que foto mostre Lady Gaga comendo carne humana em ilha de Epstein; registro é de interação da cantora com obra de arte
Reprodução
Veja também
Governo não criou imposto único de 44% sobre aluguel
Governo não criou imposto único de 44% sobre aluguel
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
________________________
__________________
_____________
_______
___
























