Nesta segunda-feira (16), o Galinho de Brasília, um dos mais tradicionais blocos da capital federal, arrastou um grande público para o Setor de Autarquias Sul. O bloco, criado por pernambucanos em 1992, leva o frevo para os foliões de Brasília acompanhado da orquestra Marafreboi, do maestro Fabiano Medeiros. O tema deste ano é “Frevando rumo ao hexa!”, torcendo pelo Brasil na Copa do Mundo.

Antes do início do desfile, a funcionária pública Maria Angélica já estava ansiosa pelo frevo:

“O Galinho já é tradição. Então, assim, o ano inteiro a gente já fica aqui na expectativa de participar, e, com certeza, este ano vai ser melhor ainda do que o ano passado. A gente sempre vem nessa expectativa, de um ano ser melhor do que o outro. Muito frevo, muita marchinha, muita família. É um bloco família, por isso que a gente marca presença aqui todo ano.”

Neste ano, o desfile do Galinho de Brasília voltou para seu trajeto de origem, no começo da Asa Sul. Romildo de Carvalho Jr., presidente do Galinho, destacou a importância de trazer a cultura pernambucana para os foliões:

“Quando você vê que tem uma turma nascendo, que começa a ouvir o frevo, que começa a dançar o frevo e vai se acostumando, ela passa, naturalmente, para o Galinho de Brasília. E aí é aquilo que a gente está buscando: incutir e mostrar na cultura do DF que existe uma cultura muito bonita lá fora. A cultura do Nordeste é muito bonita, ela é rica. Então, a gente tem que fazer o quê? Trazer essa cultura para cá e incorporar à cultura do Distrito Federal, que é uma síntese da cultura brasileira.”

O cortejo do bloco ocorreu com muito frevo, passistas e bonecos gigantes. Giannini Deschamps, coreógrafa do grupo, comenta a alegria de trazer o frevo para Brasília:

“Frevo é resistência, é acolhimento. Trazer o frevo para Brasília é a identificação que eu tenho também com a minha terra, eu sou de Pernambuco. Então, é uma alegria compartilhar com as pessoas aqui de Brasília toda essa cultura vasta, que é a cultura pernambucana, e trazer os passos que têm tanta história, tanta luta, tanta resistência. Então, é uma alegria muito grande levar isso para o meu grupo. É um prazer enorme.”

Infraestrutura e transporte gratuito

Neste ano, o Distrito Federal conta com três grandes polos para o Carnaval: o Gran Folia, na Esplanada dos Ministérios; a Plataforma Monumental, no Museu da República; e o Setor Carnavalesco Sul, no Setor Comercial Sul. Esses locais concentram dezenas de blocos, compartilhando uma infraestrutura para atender os foliões.

Lembrando que, neste carnaval, o transporte público é gratuito no Distrito Federal. Os ônibus e o metrô não vão cobrar passagens até esta terça-feira (17).

2:58

________________________

__________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

viver em Cuba está insuportável

viver em Cuba está insuportável

Robert Duvall recusou atuar em 'O Poderoso Chefão 3' após saber que Al Pacino ganharia '3 ou 4 vezes mais' que ele

Robert Duvall, ator lendário de 'O poderoso chefão', morre aos 95 anos

Robert Duvall recusou atuar em 'O Poderoso Chefão 3' após saber que Al Pacino ganharia '3 ou 4 vezes mais' que ele

Robert Duvall recusou atuar em 'O Poderoso Chefão 3' após saber que Al Pacino ganharia '3 ou 4 vezes mais' que ele

Top Trends