O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou neste sábado (13) que estuda mudar o nome da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), após o presidente Lula (PT) queixar-se da dificuldade da sigla.

Durante evento do Agora Tem Especialistas, uma das principais apostas de vitrine eleitoral para 2026, Lula fez uma brincadeira ao dizer que a sigla da rede de hospitais parecia ser “holandesa”.

Após o evento, Padilha disse a jornalistas, ao lado do presidente da Ebserh, Arthur Chioro (ex-ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff) que há a intenção de realmente modificar o nome da empresa pública.

Ao discursar no evento, Lula elogiava o trabalho dos ministros e do chefe da Ebserh, quando sugeriu a mudança do nome para dar uma visibilidade melhor à empresa.

“Não sei quem foi o comunicador que criou isso aqui, mas sinceramente, de comunicação não entende porra nenhuma”, disse Lula.

“A gente tem que mudar esse nome, parece um nome holandês, uma coisa grega. Empresa Brasileira de Saúde Hospitalar. Tem que ser uma coisa mais digerível. “Minhocão”, qualquer coisa”, disse, em tom de brincadeira. nenhuma. Temos que criar um nome mais popular para uma coisa tão extraordinária quanto essa.”

Após o evento, Padilha disse que a mudança era uma orientação do presidente. “Quando inclusive eu vi ele fazendo isso, tanto o ministro Chioro, o ministro Camilo [Santana, da Educação] já estavam dizendo: ‘a gente já estava pensando em mudar o nome para mostrar a força inclusive dessa rede'”, disse Padilha.

“Nós estamos falando da maior rede pública de hospitais do sul global. Não tem, você pega o hemisfério sul, não tem uma rede que tenha 45 hospitais universitários como tem. O ministro Chioro e o ministro Camilo já estão analisando juridicamente, porque esse nome veio na medida provisória. Então [estão vendo] como que faz essa alteração. Não só pelo nome, mas reforçar cada vez mais o trabalho extraordinário feito pela Ebserh.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que está considerando mudar o nome da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) após o presidente Lula criticar a complexidade da sigla. Durante o evento “Agora Tem Especialistas”, Lula brincou que o nome parecia “holandês” e sugeriu um termo mais acessível. Ele enfatizou a importância de um nome que represente adequadamente o trabalho realizado pela Ebserh, que opera a maior rede pública de hospitais do hemisfério sul, com 45 hospitais universitários. Padilha confirmou que a mudança de nome reflete uma orientação do presidente e que a equipe já está estudando a forma jurídica de realizar a alteração. O objetivo é não apenas tornar a sigla mais popular e compreensível, mas também reforçar a relevância do trabalho da Ebserh no sistema de saúde pública do Brasil.

Em resumo, o governo pretende alterar a denominação da Ebserh a fim de facilitar a comunicação e destacar a importância da empresa na saúde pública, respondendo a críticas e buscando maior conexão com a população.

_____________________________

_____________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da FONTE.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Um brinde à firmeza criativa de Djavan!

Um brinde à firmeza criativa de Djavan!

Tem um veado me olhando: Saiba origem do hit que virou 'zoeira' entre Ana Castela e Leonardo

Tem um veado me olhando: Saiba origem do hit que virou 'zoeira' entre Ana Castela e Leonardo

Senado terá até dezembro para devolver texto à Câmara com alterações

Senado terá até dezembro para devolver texto à Câmara com alterações

Top Trends