O pagamento de dividendos, um dos momentos mais aguardados por quem investe na bolsa, ganhou destaque especial em setembro, com 23 empresas distribuindo proventos ao longo do mês.

Já nos primeiros dias, Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4), Bradesco (BBDC3; BBDC4), Banestes (BEES3) e Vale (VALE3) creditaram valores aos acionistas. Outro destaque esperado é a Petrobras (PETR3; PETR4), que deverá distribuir cerca de R$ 11,7 bilhões entre dividendos e juros sobre capital próprio na segunda-feira, 22.

Quando uma empresa divide parte de seus lucros com os investidores, o fato costuma movimentar o mercado e pode influenciar o preço das ações. Mais do que acompanhar os valores anunciados, é importante entender o processo que vai do comunicado oficial até o crédito na conta.

Essas etapas determinam quem tem direito ao provento e quanto efetivamente será pago, como veremos a seguir.

Baixe a planilha gratuita de dividendos que te ajuda a ter renda extra com dividendos de ações!

Etapas do pagamento de dividendos

Tudo começa quando a empresa anuncia os seus resultados. Se houver lucro ou reservas disponíveis, a distribuição de dividendos ou de juros sobre capital próprio (JCP) deve passar pela aprovação do conselho de administração.

Logo após, a companhia deve divulgar um comunicado oficial com as informações sobre o pagamento dos proventos – valor por ação, data-com, data-ex e data do pagamento.

Data-com: a lista de investidores

A chamada data-com é basicamente uma fotografia: todas as pessoas que tiverem ações até esse dia entram automaticamente na lista de investidores que receberão os proventos.

Em outras palavras, é a data-com que garante o direito ao pagamento de dividendos do período. Quem comprar os papéis depois desse prazo não terá acesso ao benefício anunciado no período.

Data-ex: o dia seguinte:

No pregão seguinte à data-com, começa a data-ex, que é quando a ação passa a ser negociada sem direito aos dividendos. É bastante comum que o preço do título sofra ajuste para baixo no primeiro dia de data-ex, justamente refletindo o valor que os novos compradores não receberão a título de dividendos.

Data do pagamento de dividendos: o crédito na conta

Por fim, chega a etapa mais aguardada, que é a do efetivo pagamento de dividendos.

Neste dia, o acionista recebe os proventos diretamente na conta-corrente, seja pela corretora ou banco de custódia. Não é preciso fazer nenhum movimento para garantir o recebimento, pois basta constar na lista de acionistas na data-com.

Quanto aos dividendos, o valor creditado às pessoas físicas não tem incidência de Imposto de Renda (IR). No caso dos JCP, há retenção de 15% de IR na fonte, o que reduz o valor líquido pago ao acionista.

Baixe a planilha gratuita de dividendos que te ajuda a ter renda extra com dividendos de ações!

Etapas do pagamento de dividendos e efeitos para o investidor:

Etapa O que significa Impactos
Anúncio oficial Empresa divulga valores, prazos e datas Mercado reage; investidor decide se entra ou não antes da data-com
Data-com Último dia para constar na base acionária Garante o direito ao recebimento dos proventos
Data-ex Ação passa a ser negociada sem direito ao provento Preço ajusta para baixo; novos compradores já não recebem até o próximo ciclo de pagamento
Data do pagamento Crédito na conta do investidor Dinheiro entra automaticamente na conta, via corretora ou banco

Como aplicar a estratégia de dividendos na carteira?

Mais do que um bônus de tempos em tempos, o pagamento de dividendos pode ser parte da estratégia central de uma carteira de ações.

Para quem está começando, alguns pontos ajudam a colocar em prática esse objetivo:

  • Escolher empresas sólidas de setores tradicionais: bancos, energia, saneamento, e infraestrutura são exemplos clássicos de pagadores regulares.
  • Observar a consistência dos dividendos: não basta só ver o dividend yield (DY); o ideal é que a distribuição de proventos se mantenha regular e cresça ao longo dos anos.
  • Diversificar sem exagero: setores diferentes ajudam a reduzir riscos e a potencializar a rentabilidade; mas não precisa adquirir dezenas de ações.
  • Reinvestir os dividendos: reinvestir o dinheiro que pinga na conta aumenta o efeito “bola de neve” no longo prazo.
  • Não ter pressa: quem investe com foco em dividendos deve olhar para o longo prazo, pois é com o tempo que a constância de pagamentos vai fazer diferença.

Como lembram analistas da XP em entrevista ao InfoMoney, “ações com alto dividend yield (DY) podem trazer retorno interessante e ajudar a equilibrar o risco em momentos de volatilidade”.

Baixe a planilha gratuita de dividendos que te ajuda a ter renda extra com dividendos de ações!

_____________________________

_____________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Um brinde à firmeza criativa de Djavan!

Um brinde à firmeza criativa de Djavan!

Senado terá até dezembro para devolver texto à Câmara com alterações

Senado terá até dezembro para devolver texto à Câmara com alterações

Sean 'Diddy' Combs dá curso de empreendedorismo na prisão, dizem advogados

Sean 'Diddy' Combs dá curso de empreendedorismo na prisão, dizem advogados

Top Trends