O governador do Paraná, Ratinho Jr., afirmou que o PSD não pretende realizar prévias ou eleições internas para definir seu candidato à Presidência da República em 2026. A apuração é do Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

O governador afirmou ao jornal que a decisão passará por um processo de negociação interna e articulação política, conduzido pelo conselho da legenda, após o prazo de desincompatibilização dos governadores, previsto para o início de abril.

Atualmente, o PSD reúne ao menos três nomes com potencial para a disputa presidencial: o próprio Ratinho Jr., o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que oficializou sua filiação ao partido nesta terça-feira (27).

Oportunidade com segurança!

Para Ratinho, em relato à coluna, a definição não deve ocorrer por competição interna formal, mas por consenso. “Temos um conselho político no PSD que vai analisar a questão do nome. Será um processo com muito diálogo”, disse em entrevista à Folha.

Ratinho destacou que a chegada de Caiado ao partido foi resultado de uma articulação direta entre os dois. Segundo ele, a filiação fortalece o PSD no debate nacional. “Foi um processo construído a quatro mãos. Eu conversei com ele e o convenci a vir para o partido. É um governador bem avaliado e agrega muito”, afirmou, ao lembrar da convivência política entre ambos desde o período em que foram deputados.

O governador paranaense afirmou ainda que o foco da legenda, neste momento, não está na definição de candidaturas, mas na formulação de um projeto político comum. “Estamos maduros nesse sentido. O mais importante agora é construir um time e uma proposta que traga tranquilidade para o Brasil e segurança moral”, declarou ao jornal.

Continua depois da publicidade

Ratinho evitou enquadrar o movimento do PSD como uma tentativa explícita de estruturar uma “terceira via” distante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Flávio Bolsonaro (PL), apontado como possível herdeiro político do bolsonarismo. Também não comentou diretamente a possibilidade de adesão de outros governadores ao projeto, como Romeu Zema (Novo).

Ainda assim, sinalizou abertura para alianças mais amplas no futuro. “Todos são bem-vindos na construção de uma nova alternativa para o Brasil”, afirmou. Para o mercado e observadores políticos, a estratégia indica que o PSD aposta em ampliar seu espaço de negociação no tabuleiro eleitoral antes de cristalizar um nome, preservando flexibilidade para alianças e acordos até a definição do cenário de 2026.

_____________________________

_____________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Volkswagen vai produzir nova picape Tukan no Brasil em 2027

Volkswagen vai produzir nova picape Tukan no Brasil em 2027

Sina de Ofélia: entenda a reviravolta da música de IA que agora é copiada por humanos

Sina de Ofélia: entenda a reviravolta da música de IA que agora é copiada por humanos

Rock in Rio anuncia shows de Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon no Dia do Rock

Rock in Rio anuncia shows de Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon no Dia do Rock

Top Trends