Com o objetivo de fortalecer a capacidade de adaptação e resiliência diante dos efeitos das mudanças climáticas, o Governo do Estado de São Paulo assume uma postura de protagonismo na condução de políticas voltadas à adaptação climática e ao desenvolvimento sustentável.
Na prática, essa postura se traduz em leis, planos, programas e ações que estruturam a agenda climática estadual com base na inovação e na equidade. As iniciativas visam, igualmente, impulsionar o desenvolvimento multissetorial rumo à descarbonização da economia.
Summit Agenda SP+Verde
Um dos destaques dessa agenda sustentável é o Summit Agenda SP+Verde, encontro promovido pelo governo estadual, pela Prefeitura de São Paulo e pela Universidade de São Paulo (USP), que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Considerado uma “prévia da COP-30” – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece também em novembro, no Pará – o evento reunirá especialistas, autoridades e representantes do setor privado.
Entre os assuntos da agenda figuram temas como finanças climáticas e investimentos verdes, justiça climática e sociobiodiversidade, resiliência urbana e o futuro das cidades, além da transição energética e da descarbonização.
O governador Tarcísio de Freitas fará a abertura do evento com a palestra “Nova Visão da Economia Verde”. Já a secretária de Meio Ambiente, Natália Resende, conduzirá o painel “Infraestrutura como Agente de Transformação”, que abordará o papel da infraestrutura na construção de um modelo de crescimento sustentável e integrado.
Continua depois da publicidade
Avanço em projetos ambientais
Um dos objetivos do Summit Agenda SP+Verde é atrair investimentos para projetos de infraestrutura resiliente, como o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Hoje, a ação já conta com 61 iniciativas em andamento, voltadas à restauração de áreas degradadas e à conservação de ecossistemas.
Durante o evento, também serão apresentados cases e modelos de sucesso aplicados pelo governo paulista, como as parcerias público-privadas (PPPs), que têm impulsionado projetos de resiliência, conservação e circularidade econômica.
O Programa Estadual de Restauração e Conservação Ecológica, lançado em setembro, é exemplo de ação que inclui o modelo PPP. A iniciativa promove a recuperação de florestas e áreas degradadas ao remunerar prestadores de serviços ambientais por meio da cessão de créditos de carbono e de biodiversidade. A ideia é unir preservação ambiental e geração de valor econômico.
Planejamento estratégico
Por trás dessas ações está o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC), principal frente estratégica do governo paulista na agenda verde. O projeto, que foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), pontua estratégias para um programa de longo prazo.
Continua depois da publicidade
Com horizonte de dez anos e implementação organizada em ciclos, o plano orienta as ações do Estado para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, com foco na proteção de populações vulneráveis, na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
O documento está estruturado em cinco eixos temáticos: biodiversidade, saúde única, segurança alimentar, segurança hídrica e zona costeira. O texto também contempla um eixo transversal de justiça climática e outro voltado à infraestrutura sustentável.
O primeiro ciclo, previsto entre 2025 e 2027, aponta ações prioritárias e mensuráveis em todo o território paulista, reforçando a liderança do Estado na agenda de mitigação e adaptação climática.
Sustentabilidade como política de Estado
Com políticas integradas e foco em inovação, São Paulo reafirma seu papel como laboratório de soluções sustentáveis para o Brasil. Da recuperação de biomas à transição energética, o Estado mostra que enfrentar os desafios climáticos também representa uma oportunidade de desenvolvimento econômico, geração de empregos e atração de investimentos verdes.
Continua depois da publicidade
Mais informações sobre o Summit Agenda SP+Verde podem ser acessadas no site.
_____________________________
_____________________
_____________
_______
___























