‘Emergência 53’, série Globoplay, ganhou prêmio no festival Berlinale Series Market, em Berlim
Arquivo pessoal
A série “Emergência 53”, uma produção Original Globoplay, foi premiada nesta terça-feira (17) no Berlinale Series Market, evento realizado durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha.
Produzida pela Conspiração, a série era a única brasileira selecionada para o festival e foi lançada mundialmente na segunda (16).
É o terceiro ano consecutivo em que uma produção Original Globoplay representa o Brasil em um dos eventos mais importantes do audiovisual mundial. No ano passado, a Globo levou “Reencarne” ao festival. Em 2024, marcou presença com “Betinho – No Fio da Navalha”.
As atrizes Valentina Herszage e Heloisa Jorge e o chefe de dramaturgia, documentários e filmes do Globoplay, Alex Medeiros, estiveram presentes na entrega do prêmio.
“É uma honra receber esse prêmio. Essa série, para nós, é sobre elevar os limites o máximo possível para conseguirmos fazer algo que nunca tenha sido visto antes, então estamos muito felizes em receber esse reconhecimento”, afirmou Medeiros em discurso após receber o prêmio.
Criada por Claudio Torres, Márcio Maranhão e Andrucha Waddington, a série é um drama médico de alta intensidade que acompanha o cotidiano de uma unidade especial do serviço móvel de urgência no Rio de Janeiro. A inspiração veio do trabalho de agentes do Samu.
“É uma série muito emocionante, com muita adrenalina, que vai acompanhar a vida desses profissionais da saúde pública, principalmente do serviço móvel de urgência. Então, é uma emoção estar aqui nesse momento do cinema brasileiro tão efervescente, tão alegre”, disse a atriz Valentina Herszage.
Valentina Herszage lança série ‘Emergência 53’ no Festival de Berlim
“Voltar à Berlinale é sempre emocionante, estamos em um momento muito bom do audiovisual brasileiro, e espero que isso se torne uma questão de Estado, não de governo, que nossa indústria seja pensada para uma gestão de 30, 40 anos para termos uma produção longínqua, polifônica e plural”, disse o diretor Andrucha Waddington.
Vocação para o serviço público
Valentina Herszage e Heloisa Jorge no lançamento de ‘Emergência 53’, em Berlim
Divulgação
A trama da série mergulha nos dilemas de profissionais que vivem no limite. Heloisa Jorge interpreta a médica socorrista Glória e destaca o tom de homenagem da produção.
“Espero de verdade que as médicas negras e todos os profissionais negros se sintam representados não só pela minha personagem, mas por todos os personagens que a gente faz”, afirmou.
Valentina Herszage dá vida a Manuela, uma enfermeira cuja trajetória foge ao óbvio: filha do dono de uma rede de hospitais particulares, ela decide abdicar do conforto para atuar no atendimento de urgência do estado.
Força do audiovisual brasileiro
Para Andrucha Waddington, a presença em Berlim coroa um momento de retomada e expansão da produção nacional. Ele destacou que a série foca em “personagens que são heróis, mas têm contradições”, trabalhando para criar a unidade de resgate mais eficiente do Rio, mesmo quando nem sempre seguem os protocolos à risca.
“Eles formam a unidade de resgate de maior eficiência do Rio de Janeiro, apesar de não estarem sempre de acordo com os protocolos. A saúde e o resgate vêm sempre em primeiro lugar”, afirmou o diretor.
“Estamos muito felizes de estar fazendo parte desse movimento de internacionalização do audiovisual brasileiro, puxado por ‘Ainda Estou Aqui’, ‘Manas’, ‘O Agente Secreto’ e ‘A Fabulosa Máquina do Tempo’, e estamos tendo a felicidade de inserir nossas séries nessa internacionalização”, celebrou Medeiros.
O elenco conta ainda com Yara de Novaes, Emílio Dantas, Ana Hikari, Raquel Villar, William Nascimento, Jaffar Bambirra, Emilio de Mello e Fernanda Montenegro.
“Emergência 53” tem estreia prevista no Globoplay para o segundo semestre de 2026. A direção e a produção são de Andrucha Waddington e Claudio Torres, com produção executiva de Renata Brandão, Tania Pacheco e Luísa Barbosa. A parceria entre a Globo e a Conspiração para o desenvolvimento da série foi anunciada durante o Content Americas do ano passado.

________________________

__________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Robert Duvall recusou atuar em 'O Poderoso Chefão 3' após saber que Al Pacino ganharia '3 ou 4 vezes mais' que ele

Robert Duvall, ator lendário de 'O poderoso chefão', morre aos 95 anos

Rio espera receber 6,8 milhões de foliões apenas em blocos de rua

Rio espera receber 6,8 milhões de foliões apenas em blocos de rua

Rei do Surdos: os tambores de Abará ditam o ritmo da folia timbaleira

Rei do Surdos: os tambores de Abará ditam o ritmo da folia timbaleira

Top Trends