O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou neste sábado (22) a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada horas antes pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em publicação nas redes sociais, Tarcísio afirmou que a ordem judicial “atenta contra o princípio da dignidade humana” e ignora o quadro médico do ex-presidente.

“Jair Bolsonaro tem enfrentado todos os ataques e injustiças com a firmeza e a coragem de poucos. Tirar um homem de 70 anos da sua casa, desconsiderando seu grave estado de saúde e ignorando todos os apelos, laudos médicos e evidências, além de irresponsável, atenta contra o princípio da dignidade humana”, escreveu o governador. Ele acrescenta que, em sua avaliação, “Bolsonaro é inocente” e que o episódio será revertido.

Continua depois da publicidade

A reação de Tarcísio ocorre no momento em que o ex-presidente cumpre prisão preventiva na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, após ter sido levado de casa na manhã deste sábado.

A decisão de Moraes apontou risco de fuga e citou a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica — alertada pelo sistema de monitoramento na madrugada — como elemento central para converter a prisão domiciliar em preventiva.

O ministro também mencionou a convocação de uma vigília por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas imediações da casa do ex-presidente, vista como fator que poderia dificultar a fiscalização policial e favorecer eventual evasão.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF por liderar a trama golpista que tentou impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a eleição de 2022.

A sentença reconheceu sua participação nos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de bem tombado.

A defesa do ex-presidente pediu na sexta-feira (21) que ele cumprisse a pena em regime domiciliar em razão de problemas de saúde, mas o pedido ainda não havia sido analisado quando Moraes determinou a prisão preventiva.

Continua depois da publicidade

_____________________________

_____________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

D'Angelo, ícone do neo soul, morre aos 51 anos

Zé Felipe diz que sabe ler após momento viral no Prêmio Multishow: 'Não sou mestre, mas um pouquinho eu sei'

Uma noite estrelada e feliz com ‘sabor de quintal’ para laurear Zeca Pagodinho com o Prêmio UBC pela obra autoral

Uma noite estrelada e feliz com ‘sabor de quintal’ para laurear Zeca Pagodinho com o Prêmio UBC pela obra autoral

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Top Trends