A Terra deve experienciar falhas de comunicações como rádio, redes elétricas, sinal de internet e até mesmo auroras boreais entre esta quinta (5) e sexta-feira (6) em meio ao efeito de ao menos seis erupções solares de grande porte nos últimos dias.
Os registros analisados pela Nasa mostram fenômenos da classe mais intensa, a X, que ocorreram em uma região ativa do Sol chamada de AR 4366. Seus efeitos podem influenciar algumas situações na Terra, ainda que em níveis baixos.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA na sigla em inglês), uma erupção solar é um aumento repentino e localizado, de curta duração, na intensidade da radiação solar atmosférica.
Continua depois da publicidade
Elas geralmente ocorrem perto de manchas solares e regiões ativas, com energia total liberada em uma erupção típica de cerca de 10³⁰ ergs. Já o campo magnético atinge valores de 100 a 10.000 graus, excepcionalmente altos.
Nesta quarta-feira (4), a Nasa registrou uma erupção de magnitude X4.2, mas nenhuma assinatura de ejeção de massa coronal foi identificada até o momento.
Esta é a sexta grande explosão de classe X desde domingo (1º). Até o momento, o segundo foi o clarão de maior magnitude, de X8.1, cuja ejeção de material solar deve atingir a Terra.
No entanto, vale lembrar que os efeitos serão fracos, apesar dos riscos de falhas de comunicação e chances de causar auroras boreais.
_____________________________
_____________________
_____________
_______
___























