A edição de 2026 do Grammy, maior premiação da música dos Estados Unidos, acontecerá neste domingo (1º), em Los Angeles.
Veja lista de indicados
No Brasil, a cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming Max, a partir das 21h15.
Premiação não é fácil de prever
Vale lembrar que o Grammy sempre foi um pouco imprevisível. Não é como o Oscar, por exemplo, em que dá para considerar outras premiações para entender como a disputa vem se afunilando.
Além disso, desde 2019, a Recording Academy passou por uma série de mudanças devido a acusações de falta de diversidade e pouca transparência na votação.
Desde então, o quadro de membros mudou em mais de 60% e ainda não dá para traçar uma lógica desse “novo Grammy”, digamos. Mas dá para considerar quem são os favoritos… e quem pode surpreender.
Veja quem deve e quem merece ganhar:
Álbum do Ano
Kendrick Lamar vence cinco Grammys por ‘Not Like Us’
Richard Shotwell/Invision/AP
Indicados
Debí Tirar Más Fotos – Bad Bunny
Swag – Justin Bieber
Man’s Best Friend – Sabrina Carpenter
Let God Sort ‘Em Out – Clipse, Pusha T, Malice
Mayhem – Lady Gaga
GNX – Kendrick Lamar
Mutt – Leon Thomas
Chromakopia – Tyler, The Creator
A maior parte dos especialistas prevê que a disputa fica entre Lady Gaga, Bad Bunny e Kendrick Lamar. E vai ser acirrada.
Pela lógica, o “favorito” é “GNX”, do Kendrick Lamar, já que ele foi o artista mais indicado neste ano (9 categorias).
Mas o músico foi um dos principais vencedores no ano passado, pela música “Not Like Us”. A vitória recente pode dissuadir votantes de premiá-lo novamente neste ano.
Já Gaga, segunda maior indicada da edição, nunca levou o Grammy em nenhuma das principais categorias (música do ano, gravação do ano, álbum do ano e artista revelação).
Desta vez, ela foi indicada em 7 categorias pelo disco “Mayhem”, que marca um retorno àquele pop com visual “esquisitão” que a consolidou. Então, se ela levar agora, será uma espécie de reconhecimento atrasado pela carreira de Gaga. É o que a gente aposta que vai acontecer.
Bad Bunny ganha prêmio de música urbana no Grammy 2023
AP Photo/Chris Pizzello
Por outro lado, Bad Bunny é o maior popstar da atualidade e faria história ao levar o prêmio. Ele já conseguiu um feito e tanto nesta edição, sendo o primeiro artista cantando em espanhol indicado nas 3 categorias principais (álbum, gravação e canção).
Com seu disco “Debí Tirar Más Fotos”, ele defende a história e cultura de Porto Rico, batendo de frente com o momento político americano. Por isso, a vitória dele por esse álbum seria bastante significativa.
Mas a Recording Academy não costuma valorizar artistas que não cantam em inglês – quando o faz, é nas categorias de “música latina” e “música urbana”. Resta saber se Bad Bunny, que já está no topo da indústria, conseguirá quebrar esse padrão e convencer os votantes.
Vai ganhar: Mayhem – Lady Gaga
Merece ganhar: Debí Tirar Más Fotos – Bad Bunny
Gravação do Ano
Lady Gaga no Grammy 2025
Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Indicados
DtMF – Bad Bunny
Manchild – Sabrina Carpenter
Anxiety – Doechii
Wildflower – Billie Eilish
Abracadabra – Lady Gaga
Luther – Kendrick Lamar e SZA
The Subway – Chappell Roan
Apt. – Rosé, Bruno Mars
A gravação do ano envolve todo o processo de produção de uma música em estúdio. Então, mais profissionais são premiados: o produtor, o engenheiro de som, o mixador e o artista que fez a performance. Nessa, a nossa aposta é de que “APT.”, de Bruno Mars e Rosé, leve a melhor.
Foi quase impossível ficar sem ouvir a parceria dos dois, que atraiu ouvintes de várias faixas etárias. Além disso, um artista de k-pop nunca levou um Grammy — e isso pode contar a favor de Rosé.
Mas como o critério é produção e performance de alta qualidade, quem merece mesmo é Lady Gaga, por “Abracadabra”.
Vai ganhar: Apt. – Rosé, Bruno Mars
Merece ganhar: Abracadabra – Lady Gaga
Música do Ano
Cena do filme ‘Guerreiras do K-pop’
Divulgação/Netflix
Indicados
Golden – HUNTR/X: EJAE, Audrey Nuna, Rei Ami
Luther – Kendrick Lamar, SZA
Manchild – Sabrina Carpenter
Wildflower – Billie Eilish
Dtmf – Bad Bunny
Abracadabra – Lady Gaga
Anxiety – Doechii
Apt. – Rosé, Bruno Mars
A categoria de canção do ano tem a ver com a melodia e a lírica. Ela reconhece a qualidade da composição de uma música. Por isso, o prêmio vai para quem escreveu. Aqui, a favorita é “Golden”, do filme “Guerreiras do K-Pop”.
Cantada por EJAE, Rei Ami e Audrey Nuna, a música foi além do sucesso do filme e entrou para as paradas, além de concorrer até ao Oscar de melhor canção original.
Mas há quem aposte em “Luther”, parceria de Kendrick Lamar & SZA. A música foi um hit nos EUA e usa um sample de “If this world were mine”, de Luther Vandross. Assim, a vitória (nessa ou na categoria de canção) seria uma forma de homenagear Vandross também.
Vai ganhar: Golden – HUNTR/X: EJAE, Audrey Nuna, Rei Ami
Merece ganhar: Luther – Kendrick Lamar, SZA
Artista Revelação
A cantora inglesa Olivia Dean
Divulgação
Indicados
Olivia Dean
Katseye
The Marías
Addison Rae
sombr
Leon Thomas
Alex Warren
Lola Young
Na categoria de artista revelação, a queridinha é Olivia Dean. A britânica foi uma das grandes revelações de 2025 por seu soul pop elegante, com nítidas influências de Adele e Amy Winehouse (que, aliás, já levaram o Grammy exatamente nessa categoria).
Mas não se surpreenda se o prêmio for para Leon Thomas. O cantor de R&B foi a grande surpresa da edição, sendo um dos artistas mais indicados deste Grammy. Ele concorre, inclusive, ao prêmio de álbum do ano pelo disco “Mutt”.
Vai ganhar: Olivia Dean
Merece ganhar: Olivia Dean
Tem Brasil?
Neste ano, Caetano Veloso e Maria Bethânia foram indicados à categoria de Melhor Álbum de Música Global, pelo disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”.
Os brasileiros têm, sim, chances de ganhar. Eles concorrem com “Sounds of Kumbha”, de Siddhant Bhatia; “No Sign of Weakness”, de Bruna Boy; “Eclairer le monde – Light the World”, de Youssou N’Dour, “Mind Explosion – 50th Anniversary Tour Live”, de Shakti e “Chapter III: We Return To Light”, de Anoushka Shankar Featuring Alam Khan & Sarathy Korwar.

________________________

__________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Volkswagen vai produzir nova picape Tukan no Brasil em 2027

Volkswagen vai produzir nova picape Tukan no Brasil em 2027

Sina de Ofélia: entenda a reviravolta da música de IA que agora é copiada por humanos

Sina de Ofélia: entenda a reviravolta da música de IA que agora é copiada por humanos

Rock in Rio anuncia shows de Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon no Dia do Rock

Rock in Rio anuncia shows de Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon no Dia do Rock

Top Trends