Cartas, bolões e suspense: como foi o mistério da morte de Odete em 1988
O tão esperado “Quem matou Odete Roitman?” chegou no remake “Vale Tudo”. Manuela Dias já havia antecipado que o assassino deve ser diferente nesta versão.
Em 1988, o mistério foi um marco na teledramaturgia e mobilizou o público, que queria descobrir quem era o responsável pela morte de uma das maiores vilãs da história das novelas.
A cena da morte de Odete foi ao ar na véspera do Natal de 1988. O mistério durou apenas 11 dias até a revelação, mas mobilizou o Brasil. Em vários lugares, foram organizados bolões para tentar descobrir quem havia cometido o crime.
Morte Odete Roitman
Reprodução/Globo
Como foi o bolão oficial?
Na época, a curiosidade era tanta que foi lançado um concurso para que o público enviasse seus palpites sobre o mistério. Quase 2,5 milhões de cartas chegaram, e os nomes mais mencionados foram:
César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli);
Marco Aurélio (Reginaldo Faria);
Eugênio (Sérgio Mamberti), o mais votado;
mas só 5% acertou que foi Leila (Cássia Kis)
Cartas do concurso Quem matou Odete Roitman? e o bolão de empresas
Globo/Reprodução
O que disse a imprensa?
jornal “O Globo” dedicou um terço da página principal da edição do dia 17 de dezembro de 1988 para falar sobre o velório da vilã. “Foi enterrada ontem no jazigo da família Roitman, no Cemitério São João Batista, no Rio, a empresária Odete Roitman, presidente da TCA, a megera da novela ‘Vale tudo’.”
“A cerimônia foi prejudicada pelas municipais, que decidiram recapear a Rua Real Grandeza nas horas de maior movimento, o que tornou o tráfego lento e causou enorme engarrafamento nas imediações do cemitério. Como se vê, até no enterro Odete teria motivos para críticas às “coisas do Brasil”, dizia parte do texto do jornal.
Jornal O Globo na cobertura da morte de Odete Roitman
O Globo/Reprodução
Para que o final não vazasse para a imprensa, foi só no dia 6 de janeiro de 1989 que os atores souberam quem seria o assassino de Odete Roitman. Foram escritos cinco finais diferentes, mas apenas um foi gravado.
Como foi a equipe soube da morte?
A morte estava prevista desde a sinopse da novela, mas apenas alguns dias antes da gravação, Dennis Carvalho, diretor da trama, ficou sabendo quem seria responsável pela morte. No livro “Gilberto Braga: O Balzac da Globo”, Artur Xexéo e Maurício Stycer contam como aconteceu essa revelação.
Leila (Cássia Kis) foi a assassina de Odete Roitman
Globo/Reprodução
“Três dias, liguei para o Gilberto. Quem é o assassino, você mudou de novo? Gilberto respondeu: ‘Quem é a mulher que tem a cara de mais louca do elenco?’. O diretor então respondeu: ‘Cassia Kis’. ‘Acertou’”.
E a atriz adorou ter sido escolhida. “No dia seguinte, eu estava estampada na primeira página de todos os principais jornais do país, como a assassina de Odete Roitman. Foi marcante, histórico!”, relembrou a atriz para o Memória Globo.
Décadas depois, Beatriz Segall seguiu sendo lembrada pela personagem mais emblemática de sua carreira. “Odete Roitman é uma personagem que vai ficar na história; não por um valor meu, mas por tudo o que a novela reuniu”, disse a atriz em 2019.
A pergunta “Quem matou Odete Roitman?” segue viva na memória coletiva e um símbolo da mobilização das novelas no Brasil.

________________________

__________________

_____________

_______

___

Produzido e/ou adaptado por Equipe Tretas & Resenhas, com informações da fonte.

Compartilhe com quem também gostará desse texto

Artigos Relacionados

Vivi Noronha confirma fim do casamento com Poze do Rodo

Vivi Noronha confirma fim do casamento com Poze do Rodo

Vencedores de Nobel de Economia podem dar lições valiosas ao Brasil

Vencedores de Nobel de Economia podem dar lições valiosas ao Brasil

Vaticano revela os filmes que marcaram a vida do Papa Leão XIV; veja lista

Vaticano revela os filmes que marcaram a vida do Papa Leão XIV; veja lista

Top Trends